Exames de Cardiologia – Laboratório Análises Clínicas

[ad_1]

Atualmente, existe um grande número de meios complementares de diagnóstico. Na área da cardiologia, alguns dos exames solicitados com maior frequência pelos médicos são o eletrocardiograma (ECG), o Holter e o MAPA (Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial).

O ECG é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca e da sua condução, registada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração. A atividade elétrica cardíaca é dada pela variação da quantidade de iões de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas, a qual gera diferenças de concentrações desses iões na periferia do corpo. São essas diferenças, captadas por elétrodos sensíveis colocados em pontos específicos do corpo, que são registadas nos gráficos do eletrocardiograma. De execução simples, indolor e rápida, é um exame muito importante em cardiologia, pois permite diagnosticar desde condições ligeiras até outras muito graves. Pode detetar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronárias, enfarte do miocárdio, sopro cardíaco, entre outros. Deve ser executado periodicamente, a partir dos 30 anos. A partir dele podem ser solicitados outros exames, mais específicos, se necessário.

O Holter é um monitor portátil que regista a atividade elétrica do coração e as suas variações durante as 24 horas podendo, assim, detetar alterações que em geral não aparecem num exame de tempo mais limitado, como num eletrocardiograma simples. Os registos eletrocardiográficos contínuos fornecidos permitem informações sobre ocorrências eventuais e momentâneas do coração e são utilizadas pelos médicos e técnicos para selecionar as áreas de interesse para análise do traçado eletrocardiográfico. É muito utilizado para diagnosticar alterações nos batimentos cardíacos e está indicado para pacientes com arritmias cardíacas, palpitações ou perda de consciência. Também para monitorizar o coração após um enfarte do miocárdio ou de uma cirurgia cardíaca.

O MAPA é um exame realizado, também, durante 24 horas que permite detetar e avaliar as variações da tensão arterial. Identifica a presença da pressão arterial elevada fora do consultório médico, nas atividades rotineiras. Os resultados podem facilitar o diagnóstico e acompanhamento das pessoas com problemas de pressão arterial elevada. Serve também para estudar a associação entre sintomas e alterações da pressão arterial. É um método não invasivo, pelo qual múltiplas e indiretas medidas da pressão arterial são realizadas automaticamente. Normalmente a duração do exame é de um dia (podendo ir até três dias) e não deve interferir nas atividades diárias do indivíduo. As principais indicações para a realização deste exame são a hipertensão arterial e sintomas hipotensivos em doentes sob terapêutica anti hipertensora.

Cuidar da saúde do coração é essencial para a qualidade de vida e todos estes exames são importantes ferramentas para o diagnóstico de problemas que afetam cada vez mais portugueses.


[ad_2]
Link Original